domingo, 5 de setembro de 2010

Eliane Lage

Eliane Lage (Paris, 16 de julho de 1928) é uma atriz e escritora franco-brasileira

Biografia     homenagem a Eliane Lage granda atriz brasileira

Filha de pai brasileiro e mãe britânica, a neta de franceses Eliane veio ao Brasil aos seis meses.
Desde jovem, começou a trabalhar com crianças carentes, principalmente na favela Dona Marta. Insatisfeita com suas limitações, foi estudar na Inglaterra, e de lá foi para a Grécia, onde prestou auxílio em um campo de concentração de crianças gregas durante a guerra civil.
De volta ao Brasil, em 1950, pensava em retomar o trabalho na favela Dona Marta, quando foi convidada por Tom Payne a fazer um teste para o filme Caiçara. Depois do teste, aceitou fazer o filme — contrariada, pois não planejava ser atriz, mas estava apaixonada por Tom Payne, com quem se casaria em 1951, teria 3 filhos e viveria por 15 anos.
Depois do sucesso de Caiçara, Tom a convenceu a filmar Ângela em Pelotas. Era o início de sua breve, porém importantíssima carreira cinematográfica.
Logo veio a consagração, em Sinhá Moça (1953), que valeu prêmio da crítica a Tom Payne no Festival de Berlim e consagração internacional.
Em 1957, ela e Tom Payne fizeram um programa semanal de curta duração (seis semanas), A Vida com Eliane, na TV Tupi, experiência que considerou decepcionante, e nunca mais quis fazer televisão.
Eliane morou no Rio, em São Paulo, Guarujá e Petrópolis. Atualmente (2008), Eliane vive em Pirenópolis, Goiás. Escreveu uma autobiografia, Ilhas, Veredas e Buritis, publicada em 2005 pela editora Brasiliense.

Trabalhos no cinema

  • Ravina (1958)
  • Sinhá Moça (1953) .... Sinhá Moça
  • Terra É Sempre Terra (1952) .... Dora
  • Ângela (1951) .... Ângela
  • Caiçara (1950) .... Marina

Trabalhos na televisão

  • A Vida com Eliane (1957)

Contador Grátis