María Félix (08 de abril de 1914 - 08 de abril de 2002) foi uma atriz mexicana, um dos ícones da época dourada do cinema do México . She was commonly known, particularly in her later years, by the honorific La Doña . Ela era conhecida, especialmente em seus últimos anos, pelo título honorífico La Doña.
Carreira
María Félix was discovered by businessman Fernando Palacios in Mexico City . María Félix foi descoberto pelo empresário Fernando Palacios na Cidade do México . Palacios presented with the filmmaker Miguel Zacarías , who would give him the opportunity of starring El Peñon de las Animas alongside Jorge Negrete . Palacios apresentou com o cineasta Miguel Zacarías , que lhe daria a oportunidade de estrelar El Peñon de Las Animas ao lado de Jorge Negrete . In 1943 she starred Doña Bárbara , directed by Fernando de Fuentes and inspired in the novel of the Venezuelan writer Romulo Gallegos ). Em 1943 ela estrelou Doña Bárbara ", dirigido por Fernando de Fuentes e inspirado no romance do escritor venezuelano Rómulo Gallegos ). De Fuentes increased her popularity with such films as La Mujer sin Alma (1944) and La Devoradora (1946); the latter making the actress the vamp of Mexican cinema in the 1940s. De Fuentes aumentou sua popularidade com filmes como " La Mujer sin Alma (1944) e La devoradora (1946), este último fazendo a atriz a vamp do cinema mexicano em 1940. She refused to work in Hollywood unless she made her grand entrance from the "big door" and not the small roles offered by Cecil B. de Mille . Ela se recusou a trabalhar em Hollywood , a menos que ela fez sua entrada triunfal do grande "porta" e não os pequenos papéis oferecidos por Cecil B. de Mille . Félix stated "I was not born to carry a basket" . [ citation needed ] Félix afirmou: "Eu não nasci para levar uma cesta." [ carece de fontes? ]
She reportedly lost the lead role of "Pearl Chavez" in the 1945 film Duel in the Sun , although it was written with her in mind, to Jennifer Jones , reportedly due to work commitments in Europe. Ela teria perdido o papel principal de "Pearl Chávez" em 1945 o filme Duel in the Sun , embora tenha sido escrito com ela em mente, Jennifer Jones , alegadamente devido a compromissos profissionais na Europa. As a result, she never achieved the fame in the USA that she achieved in Latin America and Europe. Como resultado, ela nunca alcançou a fama no E.U.A. que alcançou na América Latina e Europa. In 1946, she came under the influence of director Emilio Fernandez , with whom she made the films Enamorada (1946), Río Escondido (1947) and Maclovia (1948), launched her career throughout Europe. Em 1946, ela veio sob a influência do diretor Emilio Fernandez , com quem ela fez os filmes Enamorada (1946), Río Escondido (1947) e Maclovia (1948), iniciou sua carreira na Europa.
She worked in Spain in Mare Nostrum in 1948 and Sonatas directed by Juan Antonio Bardem . Ela trabalhou em Espanha, em Mare Nostrum , em 1948 e Sonatas dirigido por Juan Antonio Bardem . In France, with greats such as Jean Renoir ( French Cancan ,1954) and Luis Buñuel ( La fièvre monte à El Pao , 1960), and played in Italian films like Mesalina (1951),alternating with stars like Rossano Brazzi , Vittorio Gassman , Jean Gabin , Françoise Arnoul , Yves Montand , Jack Palance , Fernando Rey , Francisco Rabal and others. Em França, com grandes nomes como Jean Renoir ( Cancan francês , 1954) e Luis Buñuel ( La fièvre monte à El Pao , 1960), e tocou em filmes italianos como Mesalina (1951), alternando com estrelas como Rossano Brazzi , Vittorio Gassman , Jean Gabin , Françoise Arnoul , Yves Montand , Jack Palance , Fernando Rey , Francisco Rabal e outros. In 1959, starred the movie La Cucaracha , with Dolores del Río . Em 1959, estrelou o filme La Cucaracha , com Dolores del Río . In 1966, She also co-starred with Eulalio Gonzalez (El Piporro) in La Valentina . Em 1966, ela também co-estrelou com Eulalio González (El Piporro), em La Valentina . In later years, her films were inspired by the Mexican Revolution as La Escondida (1955), La Cucaracha (1959), Juana Gallo (1961), La Valentina (1966), and La Generala (1970), her last film. Nos últimos anos, seus filmes foram inspirados pela Revolução Mexicana como La Escondida (1955), La Cucaracha (1959), Juana Gallo (1961), La Valentina (1966) e La Generala (1970), seu último filme.
Agustín Lara wrote many songs for her, among them the famous María Bonita . Agustín Lara escreveu muitas canções para ela, entre elas a famosa Maria Bonita. It has been recorded by many singers including Plácido Domingo . Foi gravada por vários cantores, incluindo Plácido Domingo . Other song writers also composed songs for her, like María de Todas las Marías by Juan Gabriel . Outros compositores também compôs canções para ela, como Maria de Todas Las Marías por Juan Gabriel .
Maria Felix | |
---|---|
Born Nascido | María de los Ángeles Félix Güereña María de los Ángeles Félix Güereña April 8, 1914 8 de abril de 1914 Álamos , Sonora , Mexico Álamos , Sonora , México |
Died Morreu | April 8, 2002 (aged 88) 08 de abril de 2002 (88 anos) Mexico City , Mexico Cidade do México , México |
Other name(s) Outro nome (s) | La Doña La Doña |
Years active Período em atividade | 1940–1971 1940-1971 |
Spouse(s) (S Cônjuge) | Enrique Álvarez (1931–1938; 1 child, Enrique Álvarez Félix ) Enrique Álvarez (1931-1938, um filho, Enrique Álvarez Félix ) Agustín Lara (1943–1947) Agustín Lara (1943-1947) Jorge Negrete (1952–1953) Jorge Negrete (1952-1953) Alex Berger (1956–1974) Alex Berger (1956-1974) |