segunda-feira, 4 de julho de 2011

Laurence Olivier

Sir Laurence Kerr Olivier, Barão Olivier de Brighton, OM (Dorking, 22 de Maio de 1907 — Steyning, 11 de Julho de 1989) foi um actor, produtor e director cinematográficos britânico nascido na Inglaterra, vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy. É considerado por muitos como o maior ator anglófono de todos os tempos.
Biografia
Agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama como na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos.
Filho de um pastor da igreja anglicana, ele pisou no palco pela primeira vez numa montagem amadora de "Júlio César", aos 10 anos de idade, e foram justamente as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras "Henrique V" em 1945, "Hamlet" em 1948, "Ricardo III" em 1956 e "Otelo" em 1965.
Ele participou de 121 peças de teatro, se apresentando nos palcos da Inglaterra, de vários países da Europa e nos Estados Unidos da América. Sua trajetória no cinema foi extensa mas irregular, tendo feito 65 filmes, alguns deles também como diretor.
No teatro ele conheceu a atriz com quem formaria um dos mais respeitados pares: Vivien Leigh com quem ficaria casado de 1940 até a década de 1960. Eles se conheceram em 1937 em uma montagem de "Hamlet".
Sua primeira premiação com o Oscar foi em 1946, por sua atuação e direção em "Henrique V". Dois anos depois sua produção "Hamlet" levou quatro Oscars: filme, ator principal (para Olivier), direção de arte e figurino. Em 1978 recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição à arte cinematográfica.
Em 1970, a rainha Elizabeth II lhe outorgou o título de Lorde, com direito a frequentar o Parlamento britânico. Ele morreu, aos 82 anos, de câncer no estômago, dormindo em sua casa ao lado de sua terceira mulher, a atriz Joan Plowright com quem teve três filhos. Ele está enterrado na Abadia de Westminster. Laurence também escreveu dois livros: Confissões de um Ator e Ser Ator, em que descreve sua biografia como ator, desde a infância até o extremo sucesso que alcançou.

Contador Grátis