sexta-feira, 3 de junho de 2011

Blota Júnior

José Blota Júnior, conhecido apenas como Blota Júnior, (Ribeirão Bonito, 3 de março de 1920 — São Paulo, 22 de dezembro de 1999) foi um advogado, locutor, apresentador e produtor de televisão brasileiro.
Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tentou por cinco vezes entrar para o rádio, mas foi reprovado. Mais tarde, ingressou na Radio Cosmos, hoje Radio América, mudando-se depois para a Radio Cruzeiro do Sul onde foi Diretor Artístico, sendo contratado em 1943 pela Radio Record onde exerceu todas as funções desde comentarista esportivo até Diretor da Emiddoras. Foi locutor da "Voz da América"da NBC de Nova York. Quando da inauguração em 1953, da TV Record, apresentou o show inaugural junto com sua mulher Sonia Ribeiro. Foi também Diretor Superintendente da Radio Panamericana (Jovem Pan) e Vice Presidente da fábrica de Bicicletas CaloiUm icone da TV. Brasileira...
Ingressou na carreira política como deputado estadual, cumprindo três legislaturas; e deputado federal (1975-1979), sendo líder de 2 governos e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, tendo sido também o primeiro Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Último cargo público foi o de secretário de Comunicações, no governo de Paulo Maluf. Blota Júnior e sua esposa, a radialista Sonia Ribeiro, eram os apresentadores-oficiais do Troféu Roquette Pinto (do qual foi criador), "Show do Dia 7" e "Festivais da Música Popular Brasileira" (1966-1971), na TV Record, atual Rede Record. Apresentou programas na TV Bandeirantes e no SBT. Ainda fez as locuções esportivas da Copa do Mundo de Futebol, de 1974, na Alemanha e os Jogos Olímpicos de 1988, na Coréia do Sul. Foi vice-presidente da Associação dos Pioneiros da Televisão, atual 'Pró-TV, Presidente da ACEESP- Associação dos cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e Diretor da ABERT Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão. Nos últimos tempos apresentava diversos sorteios realizados pela televisão.
Tornou-se viúvo de Sonia Ribeiro, com quem teve três filhos: Sônia Angela, José Blota e José Francisco, além de cinco netos.


  • No programa Esta noite se Improvisa de 1967, o compositor Chico Buarque inventava uma letra na hora com a palavra dada e o quarteto MPB-4 o acompanhava.
  • No II Festival da Música Popular Brasileira em 1967, o cantor-compositor Sérgio Ricardo enquanto cantava a sua música Beto, Bom de Bola era vaiado. Com raiva, pegou o seu violão, quebrando-o no banquinho do palco, atirando-o à platéia. Blota Júnior, exímio mestre de cerimônias acalmou os ânimos, evitando que a situação piorasse dentro do Teatro Record Centro, o ex Teatro Paramount.
  • Sua última aparição televisiva foi na apresentação do Prêmio SBT de Música, em 1995.
  • A jornalista Sonia Blota é sua neta e de Sonia Ribeiro. E está na Rede Bandeirantes como repórter do jornal da Band, trazendo às telas as notícias das nossas ruas.
  • Christiano Blota, neto de Blota Jr. e irmão de Sonia Blota, é âncora do Jornal BandNewsTV. Repórter premiado, já têm 15 anos de profissão.





Contador Grátis