quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Katharine Hepburn

Katharine Houghton Hepburn (Hartford, 12 de Maio de 1907 — Old Saybrook, 29 de Junho de 2003) foi uma importante actriz dos Estados Unidos da América. Hepburn actuou no cinema, na televisão e no teatro, e hoje é reconhecida como sendo um símbolo feminista e permanece uma das mais famosas estrelas de cinema de sempre.

Biografia

Uma lenda das telas, Katharine Hepburn ganhou o maior número de Oscars em toda a história do evento, quatro, como melhor atriz. Possui ainda um dos maiores números de indicações para o prêmio na categoria para melhor atriz, 12, sendo que Kate Hepburne só teve indicações como atriz principal.
Hepburn ganhou um Emmy em 1975 por seu papel em Love Among the Ruins, e foi indicada para outros quatro Emmys e também para dois Tonys durante os mais de setenta anos em que esteve envolvida com a arte de actuar.
Em 1999, o AFI escolheu-a como a maior actriz de todos os tempos, numa lista de 25, que incluía Bette Davis, Ingrid Bergman, entre outras. Hepburn teve um famoso e longo romance com Spencer Tracy, dentro e fora das telas, durante 25 anos. Fizeram nove filmes juntos.
Uma antiga empregada doméstica sua, Emma Faust Tillman, chegou a ser a pessoa mais velha do mundo a partir de 24 de Janeiro de 2007, com 114 anos.
Hepburn morreu em sua casa de Old Saybrook, no estado de Connecticut em 29 de Junho de 2003.
Cate Blanchett a interpretou no filme O Aviador (2004), cinebiografia do milionário Howard Hughes, do diretor Martin Scorsese.

Primeiros anos

Katharine Houghton Hepburn nasceu no dia 12 de maio de 1907, filha de um famoso urologista local e uma sufragista.
Sempre foi influenciada pela família a falar o que quisesse. Cresceu em Hartford, Connecticut, mas costumava passar os verões em Old Saybrook, onde morreria muitos anos mais tarde.
Durante a adolescência lhe ocorreu um fato delicado: seu irmão mais velho Tom, foi encontrado por ela enforcado no sótão de sua casa. Nunca se soube se ele havia cometido um suicídio ou era um truque que ele tinha aprendido com o pai, durante anos adotou a data de nascimento como a própria (8 de novembro), a mentira só foi descoberta no começo dos anos 1990 quando a atriz revelou a verdade.
Casou-se pela primeira e única vez em 1928 com um rico empresário da Nova Inglatera, mas o casamento não deu certo e durou apenas até 1934.

Teatro O mito de Hollywood e feminista melhor atriz...

Kate antes de atuar nas grandes telas começou nos palcos.Ela fez peças com papéis secundários no final dos anos 1920 e começo dos anos 1930. Mas foi em 1931 com a peça "The warrior's husband" que sua carreira 'começou'. Ela foi notada por um produtor de Hollywood e assim começou a fazer filmes.
Mas sua carreira nos palcos não parou aí. No final dos anos 1930 interpretou Tracy Lord nos palcos, a personagem que mais ela interpretaria no cinema e traria de volta sua carreira, no teatro fez a peça junto com Joseph Cotten e Anne Baxter como a irmãzinha.
No final da carreira fez várias peças, interpretou Cleópatra por 15 anos, fez várias peças na broadway e concorreu duas vezes pelo Tony Awards, uma delas pela sua atuação como Coco Channel no musical "CoCo".

De "veneno de bilheteria" para "estrela do cinema clássico"

Katharine Hepburn foi considerada 'veneno de bilheteira' (box-office poison), pois fez vários filmes que foram rejeitados pelo público na época, mas alguns hoje são cultuados clássicos, como exemplo: Bringing Up Baby (Levada da Breca, no Brasil; As Duas Feras, em Portugal). Nos anos 1930, fez 15 filmes, grande parte deles fracassos de bilheteria.
Nos anos 1940 fez menos filmes do que nos anos 1930, mas ao contrário da década anterior, foram filmes de grande sucesso. Outro fato importante na década de 1940, foi o fato de que começou a trabalhar com seu eterno amante Spencer Tracy, embora tenha feito filmes com Walter Houston (Dragon Seed - A Estirpe do Dragão, em Portugal -, em que interpreta uma chinesa), Robert Mitchum, entre outros.
Em 1951, contracenou com outro veterano do cinema, Humphrey Bogart, em The African Queen (Uma Aventura na África, no Brasil; A Rainha Africana, em Portugal), para o qual recebeu uma nomeação para Melhor Atriz, tendo perdido para Vivien Leigh em A Streetcar Named Desire (Uma Rua Chamada Pecado, no Brasil; Um Elétrico Chamado Desejo, em Portugal). Em 1955, o filme Summertime (Quando o Coração Floresce, no Brasil), de David Lean, valeu-lhe outra nomeação para o Oscar. Neste filme, a cena em que Hepburn teve que cair em um um lago provocou-lhe uma infecção no olho que ficou para toda a vida.
Em 1959, contracenou com Elizabeth Taylor e Montgomery Clift em Suddenly, Last Summer (De Repente, no Último Verão, no Brasil; Bruscamente no Verão Passado, em Portugal), para o qual foi nomeada mais uma vez ao Oscar. A sua contribuição neste filme foi considerada uma das melhores de sua carreira. Em 1962, filmou Long Day's Journey into Night (Longa Jornada Noite Adentro, no Brasil; Longa Viagem para a Noite, em Portugal), com o qual recebeu mais uma nomeação para o Oscar.
Não trabalhou durante cinco anos por opção, tendo voltado com Guess Who's Coming to Dinner (Adivinhe Quem Vem para Jantar, no Brasil; Adivinha Quem Vem Jantar, em Portugal), com o qual ganhou o segundo Oscar. No ano seguinte, o filme The Lion in Winter (O Leão no Inverno, tanto no Brasil como em Portugal) valeu-lhe o terceiro Oscar - que foi dividido com Barbra Streisand, por Funny Girl (A Garota Genial ou Funny Girl - A Garota Genial, no Brasil), num raro empate.
A partir daí fez cerca de 18 filmes, a maioria para TV, e em 1981, ganhou o quarto Oscar com On Golden Pond (Num Lago Dourado, no Brasil; A Casa Do Lago, em Portugal), em que contracenou com Henry Fonda.
Katharine Hepburn morreu a 29 de Junho de 2003, com 96 anos, às 14:30 horas(horário local) em sua propriedade em Fenwick, Old Saybrook.
As luzes dos teatros da broadway se mantiveram apagadas durante uma hora em sua homenagem, coisa que nunca tinha sido feito antes.
Deixou uma carreira inigualável, vários fãs e um recorde nunca igualado.

Curiosidades

  • Retém o recorde dos Oscars (quatro). Tinha também o recorde de mais indicações (12), mas foi batido por Meryl Streep (que, em 2010, chegou a 16 indicações)
  • Foi nomeada a maior estrela feminina da história do cinema pelo AFI.
  • William J. Mann, que escreveu a biografia Kate, the Woman Who Was Hepburn, descreveu-a como a atriz mais adorada de todas as gerações.
  • Apesar de ter ganho quatro Oscars só esteve presente à cerimónia uma vez, nos anos 1970, apenas para prestar homenagem a um amigo.
  • Escreveu dois livros, sendo um deles uma autobiografia no início dos anos 1990 que ficou em 1º lugar nas listas dos mais vendidos.
  • Foi madrinha do casamento dos também atores Vivien Leigh e Laurence Olivier, que, como ela, também possuem estrelas na calçada da fama.

Principais prêmios

  • Oscar
    • 1933 - Melhor Atriz Principal por Manhã de Glória
    • 1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
    • 1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
    • 1982 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado
  • BAFTA
    • 1968 - Melhor Atriz Principal por Adivinhe Quem Vem Para Jantar
    • 1969 - Melhor Atriz Principal por O Leão no Inverno
    • 1983 - Melhor Atriz Principal por Num Lago Dourado
  • Festival de Cinema de Cannes
    • 1962 - Melhor Atriz por Longa jornada noite adentro
  • Emmy
    • 1975 - Melhor Atriz Principal num programa especial por Love Among the Ruins
  • Festival de Cinema de Veneza
    • 1934 - Melhor Atriz por Little Women

'Katharine Hepburn em Philadelphia Story.
Nome completo
Outros nomes
Nascimento
Nacionalidade
Falecimento
Ocupação
Altura
Cônjuge
Atividade
Óscares da Academia
Melhor atriz
1934 - Morning Glory
1968 - Guess Who's Coming to Dinner
1969 - The Lion in Winter
1982 - On Golden Pond
Emmy Awards
Melhor atriz numa minissérie ou filme
1975 - Love Among the Ruins
Festival de Cannes
Melhor atriz
1962 - Long Day's Journey into Night
BAFTA
Melhor atriz
1969 - The Lion in Winter
1969 - Guess Who's Coming to Dinner
1983 - On Golden Pond

Contador Grátis