John Wayne e Gail Russell em "O Anjo e o Malvado" |
O francês André Bazin, um dos papas da crítica cinematográfica, definiu o faroeste como o “cinema norte-americano por excelência”. Durante muito tempo foi, de fato, o gênero mais popular de Hollywood. Os faroestes lotavam as matinês, abarrotadas de rapazes vibrando com as peripécias de destemidos cowboys, salvando MOCINHAS contra ataques de índios, mexicanos e bandoleiros. Essa “grandeza ingênua”, na definição exemplar de Bazin, pode ser o elemento cativante de seu público há tanto tempo. É fácil a identificação com esses heróis, fortes na luta e, ao mesmo tempo, impulsionados por princípios que atestarão o seu valor pessoal, graças ao respeito pelas leis sociais e morais (que o farão ganhar o amor da mocinha). Nesse gênero, basicamente masculino, algumas garotas de personalidade se destacam: Belle Starr/Gene Tierney em “Bela e Formosa / The Bandit Queen” (1941), Calamity Jane/Doris Day em “Ardida como Pimenta / Calamity Jane” (1953), Altar Keane/Marlene Dietrich em “O Diabo Feito Mulher / Rancho Notorious” (1952) ou Vienna/Joan Crawford em “Johnny Guitar / Idem” (1954). Mas a maior de todas é Barbara Stanwyck, a Rainha do faroeste. Ela fez vários papéis de fazendeira autoritária, poderosa ou malvada. Em “Almas em Fúria”, de Anthony Mann, sua Vance Jeffords briga com o pai, rasga o rosto da madrasta com uma tesoura e cavalga audaciosamente.
Porém, em geral, no faroeste o feminino tem um papel secundário, de mocinha virgem, professorinha casadoira ou DAMAS DE SALOON (prostitutas, mas destemidas e de “bons princípios”). A donzela encontra obstáculos em sua jornada que só será possível ultrapassar com a ajuda de um mocinho-pistoleiro casca-grossa, que termina por conquistar seu coração. Com raras exceções, não me preocupo com o destino dessas garotas pudicas (por exemplo, a Grace Kelly de “Matar ou Morrer / High Noon”, 1952, é dispensável, sou mais a Katy Jurado), preferindo moças que circulam à vontade pelos saloons da vida. Algumas estrelas são especialistas nesse tipo de personagem, quase sempre com firmeza de caráter, caso de Claire Trevor ou Virginia Mayo. Mas qual seriam as atrizes mais importantes do faroeste?
ALEXIS SMITH
(1921-1993)
Principais Faroestes:
SAN ANTONIO, CIDADE SEM LEI (Idem, 1945), de David Butler; MERCADORES DE INTRIGAS (South of St. Louis, 1949), de Ray Enright; MONTANA, TERRA PROIBIDA (Montana, 1950), de Ray Enright.
ANNE BAXTER
(1923-1985)
Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949), de William A. Wellman; TRINDADE VIOLENTA (Three Violent People, 1956), de Rudolph Maté; CIMARRON (Idem, 1960), de Anthony Mann.
BARBARA STANWYCK
(1907-1990)
Principais Faroestes:
ALMAS EM FÚRIA (The Furies, 1950), de Anthony Mann; UM PECADO EM CADA ALMA (The Violent Men, 1955), de Rudolph Maté; DRAGÕES DA VIOLÊNCIA (Forty Guns, 1957), de Samuel Fuller.
CLAIRE TREVOR
(1910-2000)
Principais Faroestes:
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (Stagecoach, 1939), de John Ford; COMANDO NEGRO (Dark Command, 1940), de Raoul Walsh; HOMEM SEM RUMO (Man Without a Star, 1955), de King Vidor.
DONNA REED
(1921-1986)
Principais Faroestes:
IRMÃOS INIMIGOS (Gun Fury, 1953), de Raoul Walsh; AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955), de Rudolph Maté; PUNIDO PELO PRÓPRIO SANGUE (Backlash, 1956), de John Sturges.
DOROTHY MALONE
(nasceu em 1925)
Principais Faroestes:
GOLPE DE MISERICÓRDIA (Colorado Territory, 1949), de Raoul Walsh; MINHA VONTADE É A LEI (Warlock, 1959), de Edward Dmytryk; O ÚLTIMO PÔR-DO-SOL (The Last Sunset, 1961), de Robert Aldrich.
ELLEN DREW
(1915-2003)
Principais Faroestes:
NO VELHO COLORADO (The Man from Colorado, 1948), de Henry Levin; O TESTAMENTO DE DEUS (Stars in my Crown, 1950), de Jacques Tourneur; TERRA DO INFERNO (Man in the Saddle, 1951), de Andre de Toth.
GAIL RUSSELL
(1924-1961)
Principais Faroestes:
O ANJO E O MALVADO (Angel and the Badman, 1947), de James Edward Grant; BARREIRAS DE SANGUE (El Paso,1949), de Lewis R. Foster; SETE HOMENS SEM DESTINO (Seven Men from Now, 1956), de Budd Boetticher.
JANE RUSSELL
(1921-2011)
Principais Faroestes:
O PROSCRITO (The Outlaw, 1943), de Howard Hawks e Howard Hughes; BELA E BANDIDA (Montana Belle, 1952), de Allan Dwan; NAS GARRAS DA AMBIÇÃO (The Tall Men, 1955), de Raoul Walsh.
JOANNE DRU
(1922-1996)
Principais Faroestes:
RIO VERMELHO (Red River, 1948), de Howard Hawks; LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbon, 1949), de John Ford; CARAVANA DE BRAVOS (Wagon Master, 1950), de John Ford.
JULIE ADAMS
(nasceu em 1926)
Principais Faroestes:
E O SANGUE SEMEOU A TERRA (Bend of the River, 1952), de Anthony Mann; IMPÉRIO DO PAVOR (Horizons West, 1952), de Budd Boetticher; BANDO DE RENEGADOS (The Lawless Breed, 1953), de Raoul Walsh.
MAUREEN O’HARA
(nasceu em 1920)
Principais Faroestes:
BUFFALO BILL (Idem, 1944), de William A. Wellman; RIO BRAVO (Idem, 1950), de John Ford; RAÇA BRAVA (The Rare Breed, 1966), de Andrew V. McLaglen.
RHONDA FLEMING
(nasceu em 1923)
Principais Faroestes:
AS AVENTURAS DE BUFFALO BILL (Pony Express, 1953), de Jerry Hopper; A AUDÁCIA É A MINHA LEI (Tennessee’s Partner, 1955), de Allan Dwan; SEM LEI E SEM ALMA (Gunfight at O.K. Corral, 1956), de John Sturges.
RUTH ROMAN
(1922-1999)
Principais Faroestes:
VINGADOR IMPIEDOSO (Dallas, 1950), de Stuart Heisler; REGIÃO DE ÓDIO (The Far Country, 1954), de Anthony Mann; SANGUE DA TERRA (Blowing Wild, 1954), de Hugo Fregonese.
SHELLEY WINTERS
(1920-2006)
Principais Faroestes:
WINCHESTER 73 (Idem, 1950), de Anthony Mann; PACTO DE HONRA (Saskatchewan, 1954), de Raoul Walsh; REVANCHE SELVAGEM (The Scalphunters, 1968), de Sidney Pollack.
VERA MILES
(nasceu em 1930)
Principais Faroestes:
CHOQUE DE ÓDIOS (Wichita, 1955), de Jacques Tourneur; RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford; O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (The Man From who Shot Liberty Valance, 1962), de John Ford.
VIRGINIA MAYO
(1920-2005)
Principais Faroestes:
GOLPE DE MISERICÓRDIA (Colorado Territory, 1949), de Raoul Walsh; EMBRUTECIDOS PELA VIOLÊNCIA (Along the Great Divide, 1951), de Raoul Walsh; À BORDA DA MORTE (The Proud Ones, 1956), de Robert D. Webb.
YVONNE DE CARLO
(1922-2007)
Principais Faroestes:
CORAÇÃO SELVAGEM (Tomahawk, 1951), de George Sherman; PECADORES DE SÃO FRANCISCO (The San Francisco Story, 1952), de Robert Parrish; SOB A LEI DA CHIBATA (Passion, 1954), de Allan Dwan.